26 julho 2006

Ingenuatecnologicidade

MSN, skype, orkut.
MP3, palm top, pen drive.
DVD, celular, GPS.

A tecnologia corre acelerada mudando a vida das gentes. Mas, e se as gentes não querem mudar de vida?

Confesso um pouco perplexo que me espanta a ingenuidade que permeia algumas relações virtuais. A tecnologia de ponta, sozinha, não tem capacidade de mudar a visão de mundo das pessoas. O aldeão que não quer sai da sua vila usa o celular pra falar com o vizinho, não com o mundo.

Sendo patifamente cínico, me irrito ao abrir minha caixa de mensagens do orkut e encontrar duas mensagens iguais, com os mesmos erros e o mesmo tom apocalíptico. Ei-las aqui, ipsis literis:

Pelo fato de haverem muitos profiles nÃo ativos e pelo grande número de fakes existentes, o orkut esta limpando seu cadastro. Todas as pessoas que não repassarem essa mensagem em 48 horas terão seu profile deletado e só poderão se Recadastrar após um mês ou em tempo indeterminado.Já FOI CONFIRMADO E O GOOGLE JÁ ESTÁ AGINDO!!!Para nÃo ter seu orkut deletado, passe essa mensagem para todas as pessoas da sua lista de amigos aqui mesmo do orkut (inclusive a mim).Uma hora depois, aperte F5 ou o botão Atualizar. O orkut imediatamente recadastrará seu profile e você já estara na nova lista de cadastros do orkut! O.B.S>>> Isso é verdade viu...por coincidencia qdo eu recebi esse e-mail de um amigo eu tinha a
revista veja do dia 10/06 e fui vê-la com mais atenção e realmente constava essa matéria...faça sua parte...repasse esse aviso à todos os seus amigos da sua lista aqui do orkut (inclusive a mim)Depois de passar a todos da sua lista lembre-se de apertar F5 ou ATUALIZAR apos uma hora o envio da mensagem ok. Pode ser ou não ser verdade mas não quer perder contato com meus amigos...
Essa mensagem é uma variação de tantas outras que já recebi. Assusta é saber que daqui a cinco anos eu possa encontrá-la igualzinha entre meus mails, apenas adaptada para um novo momento.

Tecnologia e ingenuidade não são excludentes.
Eu sou.

4 comentários:

marcia disse...

às vezes as pessoas são mesmo ingênuas e não se dão conta de que aquilo é simplesmente impossível, mas na maior parte das vezes acho que são mentalmente preguiçosas.
é que pensar cansa, né?
mais fácil é fazer o que os outros mandam, apertar um botão, encaminhar um e-mail pra todo mundo, teclar F5, botar o dedo na tomada.
qualquer coisa, menos (ai, que chatice) parar para pensar.

tenho uma teoria (vc sabe): enquanto eu apenas sigo o que me dizem e faço o que os outros fazem, não preciso me responsabilizar por nada.
se der errado, a culpa não foi verdadeiramente minha, eu apenas "obedeci" alguém, "fui orientado" a agir assim ou assado, errei por ser "ingênuo".
muito mais doloroso é ser autêntico, ter personalidade, ir contra a maré, parar para pensar, ter opinião.
porque, se a coisa for mal, não existe ninguém para culpar a não ser eu mesma.

enquanto as pessoas tiverem tanta preguiça mental, nossa caixa postal vai continuar cheia de mensagens que não resistem ao menor argumento da lógica.
e os golpes da internet vão seguir se multiplicando.

Ana disse...

No caso destes scraps, quem ganha?
Qual a finalidade?

Comecei a ver recados com propagandas políticas e as pessoas substituindo suas fotos pela dos candidatos!

Sou a favor da discussão de idéias e acho que a internet pode ser um excelente lugar para se esclarecerem dúvidas e se entender tantas questões.

Mas no Orkut?

Até a eleição, sabe-se lá o que vem por aí!

marcia disse...

ana, o orkut serve para muitas coisas, e obviamente vai ter muita gente aproveitando este espaço para fazer propaganda.

eu tomei a primeira providência: saí de quase todas as comunidades. fiquei só em 8, que eu gosto mais e de vez em quando visito. quanto mais comunidades, mais vulnerável vc está.

:)

Que chita bacana! disse...

mas e como ja disse Oscar Wilde: "nunca subestime a estupidez das pessoas".