18 julho 2007

Vaias à morte

Fico imaginando o que sente uma pessoa que perdeu alguém num acidente estúpido como esse da TAM. A violência é tão grande que beira o ficcional, mas de mentira não há nada. E a verdade horrenda de dezenas de mortos paira sobre nós como uma assombração: tenho algum amigo no vôo? Um colega? Um vizinho? Será meu irmão no próximo? Serei eu?

Uma coisa é certa: tenha ou não sido gerado pelos incontáveis e antigos problemas que Congonhas carrega – e avaliações preliminares apontam que o problema não foi na pista –, o grande culpado frente à opinião pública será o governo federal. Vai ser julgado por erros cometidos em outros momentos e em outros lugares; pelo cansaço de se esperar soluções, pela raiva que qualquer um sente em se ver frágil e desamparado cada vez que sobe no propalado meio de transporte mais seguro do mundo – que ainda é, apesar das sucessivas tragédias que têm ocorrido.

Tanta gente não morre assim sem causar indignação, algo tem que ser feito antes que a aviação nacional realmente vire tragédia, numa união de incompetências de aeroportos mal equipados, equipamentos sucateados, especialistas não qualificados e empresas aéreas que desrespeitam a segurança dos passageiros.

E deixo claro que esse conjunto não é um problema causado pelo governo do PT, apesar de querer, sim, que Lula aja energicamente e ponha um ponto final naquilo que compete ao governo. Isso, como muito do que ocorre no Brasil, vem de uma forma de governar que empurra o lixo pra baixo do tapete e nunca faz as reformas de base necessárias. Ou seja: é herança da ditadura, do PMDB, do PSDB, do PT, dessas instâncias que chamamos de partidos políticos.

As vaias que Lula recebeu no Pan, que no post aqui de baixo causaram grandes discussões, devem se multiplicar. Isso se não forem acompanhadas de pedras, garrafas e o que as pessoas tiverem na mão. Se vaiar por si só já é uma reação emocional descontrolada, já que não argumentativa, agora será totalmente insana. Frente a tantas mortes, é preciso achar um culpado, uma explicação automática pra aplacar o horror e medo que sentimos. Lula será imolado na pira do descontrole. E provavelmente não pelos motivos corretos.

Espero, pelo menos, que algo de bom resulte dessa tragédia, com o vôo 3054 sendo o marco do último e definitivo desastre aéreo. Chega de mortos, chega de medo, chega de empurrar o problema pra frente. Roleta russa é prática de suicidas, não de quem paga impostos e desembolsa fortunas pra se locomover com segurança.




A Marcia fez uma pertinente análise dos primeiros momentos da cobertura
da imprensa no blog dela. Vale a pena dar uma olhada.

25 comentários:

marcia disse...

a vaia foi fichinha.
Lula vai pagar por seus erros, os de seus assessores, os dos especialistas que liberaram a pista e os de todos os governos passados.
vai pagar inclusive pelos erros da TAM, do tempo e de qualquer coisa que ainda não sabemos o que é, inclusive a velocidade do avião no pouso.

é mais fácil e rápido encontrar um culpado, e dane-se a complexidade da situação.
surgem os aproveitadores políticos de todas as laias.
até o imbecil do jornalista que estava no Legacy está dando uma de paladino da moral.
aproveitador de quinta categoria.

marcia disse...

ah, thanks pelo link. :)

Maroto disse...

SEAN e MARCIA, Lula é presidente e como tal está na vitrine. A imprensa, o povo, a classe média [ou sei lá eu quem seja o sujeito dessas cobranças e vaias de que vocês falam como se fossem inéditas no Brasil] não teria hesitado um minuto em cobrar de modo igualmente histérico e irracional do FHC, do Collor, do Itamar, do Sarney. Quem é presidente em um país que cultiva o messianismo, que cria imagens paternalistas de redentores que chegarão em Brasília e nos livrarão de todos os males, vive a maravilha e o pesadelo de uma tal posição. Lula sabia que ia ser assim e o PT também. Tanto Lula quanto os petistas, aliás, fazem excelente uso do que há de positivo nisso. Tomara que encarar o outro lado sirva como motivação para bater contra o foco certo e acabar com a esperança em salvadores da nação, que vão cuidar 'das coisas' enquanto o povo (a gente) fica sentado vendo novela.

Como eu já disse no blog da Márcia, reconheço que os acidentes aéreos deixam os Urubus mais azedos que limão.

marcia disse...

Marotinha, eu não disse que o governo estava isento de responsabilidade. jamais diria. o que eu disse, e repito, é que esta mania de jogar tudo nas costas do presidente (seja ele quem for, mas duvido que não fossem mais cautelosos com FHC) impede que se veja o fato com a seriedade que ele exige.

José Serra disse que isso "iria acontecer", era uma "tragédia anunciada". hum... ele não é governador de São Paulo? não tinha especialistas seus acompanhando o trabalho no aeroporto? por que não gritou sobre a liberação da pista nova quando devia? ele não é ninguém? me cheira a oportunismo barato e mal posto. não caio nessa. quem quiser, que caia.

é, eu também tô azedinha. a irmã de um ex-aluno morreu. o irmão de uma conhecida morreu. passei a madrugada pensando se o Fernando Marques da lista era o meu amigo Fernando Marques.

Claudia Lyra disse...

Horrível... mais de 170 mortos... muitas famílias sofrendo, muitos amigos sofrendo... horrível...

Rosamaria disse...

Deus te ouça e que este seja o último!
depois de uma noite insone não to conseguindo nem raciocinar direito. felizmente o Fernando da lista não era o meu sobrinho, amigo da pinta.

é tirrível!

Rosamaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeca La-Rocca disse...

Concordo q não existe apenas um culpado...
mas q existe irresponsabilidade, existe. Principalmente de um governo(?) que sabe das estatística sobre um mercado que está crescendo 12% ao ano e onde investimento não são feitos.
Não esqueçamos que temos um chefe de Estado, não um chefe de governo, que há tempos está acéfalo!!!

*mas parece que agora providências serão tomadas, pois os atingidos desta vez não foi só o "povão", entre as vítimas temos um dep. federal e o filho do ministro aposentado do STF José Neri da Silveira!!!

Maroto disse...

MARCIA, eu quero que esses 200 mortos causem insônia no Serra tanto quanto no Lula. Aliás, no FHC, na Marta e em todos os outros governantes incompetentes da história de São Paulo (cidade e estado) e do Brasil. Em também em nós, que já não dormimos bem com a desigualdade catastrófica de renda, com a educação jogada às traças, com a saúde pública aos frangalhos e merecemos dormir pior ainda porque não fazemos nada ou fazemos muito pouco.

maristela bairros disse...

Não vai mudar nada.Vai trocar governo (se Deus quiser!) e não vai mudar. Chegou num ponto de fissura. Não acredito em mais nada. Pessoalizando, tenho um filho que agora passa indo e vindo de avião porque não pode se dar ao luxo de ficar um dia e meio na estrada. Minha filha tá com passagem comprada pra ir. Vai em busca de esperanças, de ampliar seu futuro mercado de trabalho. Vou trancar todos na despensa? Não. Vou me rasgar, com pressão baixa como estou? Sim. Posso mudar alguma coisa? Não. Mas esperneio e acuso: nos tempos anteriores houve, sim, acidentes terríveis, saúde pública ruim, economia aos frangalhos. Só que o Salvador da Pátria ainda não tinha conseguido convencer esta gente exausta de tanta empulhação que ele iria mudar tudo. Taí: governo arreglado com todos os que PT e Lula criticavam, novos ministérios para gastar nosso dinheiro com salário de encostados, e safados, empáfia e falta de noção até de imagem pública. Os caras acham que é só gastar verbas de publicidade dizendo que é um país de todos. Taí. Vai piorar. Lamento. Azedei de vez.
maristela

Maitê disse...

Tudo isso poderia ter acabado ano passado, né Xôn? Ou se não tivessem deixado para terminar pista em agosto. Fico triste com tudo isso. Quem mais precisa morrer para alguém fazer alguma coisa? São os controladores brincando com as pessoas no ar e no chão, as pistas "maravilhosas". Abs

sueli halfen ( POA) disse...

Vou esperar as informações da caixa preta,e tomara que divulguem,né???
O que eu acho,é que estão decidindo quem irá pagar a indenização aos familiares.Tenho medo de que os laudos sejam forjados,e em quem confiarei?
Por ZEUS,quem irá revelar a VERDADE?

Só rezando mesmo.
Por enquanto,não vou viajar de TAM e nem parar em Congonhas.
Viagei de Varig,KLM,jatinhos da Air France e de TAM (2x),e nos aviões da TAM parece que tudo ia se desmontar na decolagem e na aterrisagem,tudo trepidava e tinha barulho de metal arranhando...

Sei lá,mas nas outras aeronaves tudo era silencioso !

sueli halfen ( POA) disse...

Tb espero que o Lula tire a Buzanfa
da cadeira,vire um estadista verdadeiro, e ponha os culpados não na cadeia,mas que os faça pagarem indenizações trilionárias.

Ah! Sonho Meu...Sonho Meu...

Zeca La-Rocca disse...

E fica uma pergunta,

de acordo com a sinistra do turismo:

"Foi bom p vc?"

clarice disse...

Nunca na história política deste país a inversão de valores esteve tão escancarada!!!Um presidente que não sabe de nada, não ouviu nada e que cobra de ministros que não lhe dão ouvidos.Um congresso inudado pela corrupção, que não faz nada a não ser legislar em causa própria.
Acho que o q está acontecendo no ar, já acontece a muito tempo nas rodovias.É alarmante o nº de acidentes nas estradas por falta de conservação, manutenção.Se somarmos o nº de mortes nas rodovias brasileiras por dia, acho q dará um resultado superior ao das vitimas da TAM.Nós, aqui em Sta Catarina convivemos diariamente com os mortos da Br 101.
Acho que alguem tem que ser chamado a responsabilidade, sim, e ninguem melhor q o chefe da nação para responder aos questinamentos .A não ser que ele não tenha sido avisado, não tenha visto, ou estava ausente, viajando no seu aerolula!!!!!!

Rosamaria disse...

UAU, CLARICE!!!!!!!É ISSO AÍ!!!!

também gostei do azedume da Maristela!

bjs procês! pra ti tb, Sean

Arnaldo disse...

Pois é. O Lula vai acabar levando a culpa de tudo e mais vaia vem por aí. E eu concordo com a Márcia. Seriam mais condescendentes com FHC, o príncipe. O ídolo da grande mídia.

O problema é que nesse governo, tem mais gente pra vaia o presidente. Têm aqueles que vaiariam de qualquer jeito, por inveja, por preconceito, e têm aqueles que vaiam por terem acreditado que mudanças mais radicais ou mais rápidas iriam ocorrer. Essa soma, acaba dando uma parcela muito grande da população.

E aí, ten-se uma equação de difícil solução. A saída é encontrar uma maneira de sair dessa inércia, de dar uma cara menos peessedebista para o governo. Essa é a sinuca da qual o Lula não está sabendo (ou querendo) sair.

Intermezzo disse...

Os meus sentimentos ao povo Brasileiro. Paz as almas inocentes perdidas neste horrivel desastre.

Melly

Sean Hagen disse...

*



MARCIA
é o que eu quis dizer, metafórcamente, com a vaia que já começou.

oportunistas é que não faltam.
inclusive aqueles dos governos passados que nada fizeram e deixaram ficar como está.
governo lula, inclusive, que já está no segundo mandato.




URUBUA
tentei construir de forma clara o texto dizendo que há culpa de todos os útlimos governos, ou seja, do PT também.

mas me incomoda essa histeria de culpar apenas quem se odeia, como se o brasil tivesse surgido quando o pt assumiu o poder, antes disso não havia nada. ou outra leitura pode diz que tudo era perfeito.

há culpas e culpas. mas essa mesma parcela população que odeia o lula por ele ser de 'esquerda-comedor-de-criancinhas-que -atenta-contra-o-capital-privado e amava o fhc-que-vendeu-todo-o-estado-a-preços-camaradas-pra gringo-ficar-feliz-e-afundou-a-aministração-pública, cobra de um a culpa que também é de outro.

é assim que se faz política?
não concordo.
votei no lula, voto no pt, mas todo texto que faço aqui aponto o que acho incongruente e inadmissível nesse governo.

tá na hora de quem idolatra dinastias fidalgas como collore ou fhcs acoradarem e fazer o mesmo.


ah, urubu, eu e marista - ali de baixo - temos uma amiga que perdeu o irmão. muito dolorido.


MARCIA
essa expectativa de não saber quem é quem que morreu é horrenda.
e a Tam nem imaginava o número total de pessoas dentro do avião.
empresa séria.



CLÁUDIA
sem palavras.



ROSA
a marcia tava apreensiva pelo amigo e pensando em ti.
imagino que barra foi isso.


ZÉCA
o que mais me impressiona é que o lula segue os passos do fhc.
fico pensando o que as pessoas que combram o pt cobrariam se fosse o psdb.
o príncipe letrado e fidalgo ficou no governo por três mandatos, dois como presidente e um como ministro.
me espanta que no dia em que ele passou o cargo os aeroporto e radares tenham se desintegrado.

assim como me espanta que empresas que ganham tantas beneces públicas, não ivistam em segurança e qualificação dos empregados.


MAROTO
chegamos a um consenso, então.
também acho.



MARISTELA
não azeda, não.
não adianta.
mas muito da raiva que vejo vc sentir contra o PT, nunca vi vc sentir quando o PSDB fazia o mesmo.
o PT foi tão bom pro PSDB que manteve o mesmo esquema de corrupção que já tinha começado lá com o itamar. o PSDB devia era louvar o PT por ter mostrado fraquezas que são inconcebíveis com a postura do partido.

e nojo que tenho de parte do PT vem desse amalgamento que ele fez com essa visão neo-liberal de administrar.

agora, há melhorias econômicas e sociais visíveis. e vc não é ingênua pra acreditar que o Brasil ia mudar tudo o que fez de errado nesses 500 anos em oito. fhc também prometeu isso, e até memorial próprio ele têm, mesmo não tendo feito bem menos do que prometeu.

hoje se aponta mais ainda pra hipótese de falha no avião e/ou humana. crucificar o pt por isso é vaia histérica.

calma, xuxu.



MAITÊ
os indícios são cada vez mais fortes de que não foi a pista o problema, mas o avião ou o piloto.

e mesmo isso sendo noticiado, o linchamento continua.
isso é que não dá, né?


SUELI
a verdade sempre é fluida e embaçada. cada um que olha ou conta tem um ponto de vista.
e sabemos o quanto é difícil cobrar responsabilidades tanto do governo quanto de grandes empresas, seja lá onde estiver o culpado.
lamentável.



ZÉCA
acho a suplicy uma idiota, mas é cruel creditar isso a ela, já que no momento tudo aponta que o problema não foi no aeroporto.



CLARICE
concordo em parte com vc.
volto a dizer: a história de corrupção e entraves legislativos não nasceu no dia que o PT assumiu o poder. acho que há um exagero grande demais no que as pessoas querem cobrar de um partido quando o problema é de todos, é histórico, é cultural.

o erro do PT foi prometer rever tudo isso e não ter força política e vontade pra fazer. e eu diria ser "ingênuo", porque ninguém muda maneira atávida de fazer política em um mandato.

agora, que o governo faça algo de concreto com esse caso, mesmo os fatos mostrando que ele não tem culpa. ele não pode é esperar ter culpa pra fazer.

mas os cidadãos também têm que aprender a separar o joio do trigo.
e culpar quem tem quer penalizado e reconhecer quem está tentando fazer.



ROSA
beijo pra ti também.


ARNALDO
nada a declarar.
pesamos pelo mesmo viés.
o PT se afundou quando abraço fervorosamente a política do PSDB.



MELLY
obrigado.
foi um grande choque pra nós.
principalmente aqui do sul, onde grande parte das vítimas moravam.




*

Maroto disse...

SEAN, vc disse que "me incomoda essa histeria de culpar apenas quem se odeia, como se o brasil tivesse surgido quando o pt assumiu o poder, antes disso não havia nada. ou outra leitura pode diz que tudo era perfeito"
Eu concordo plenamente, mas tem que valer também pro teu ódio do FHC. Ou antes dele tudo eram maravilhas por estas bandas? Ele pegou um brasilsão lindão, sem problemas, e afundou tudo, foi?

Em tempo: fui contra a reeleição do FHC em 98, votei no Lula em 2002, fui contra a reeleição do Lula em 2006. Leia-se: 1) não sou tiete do PSDB; 2) também não sou tiete do PT ou do Lula; 3) acho que reeleição sempre dá merda.

Maroto disse...

antes que me apontem o dedão acusador por ter votado no FHC em 94, naquele ano eu não votei. Estava aprendendo política econômica na terra da Margareth Tatcher :P

Chawca disse...

A reincidência do acidente aéreo é uma prova de fogo para o Lula...
Agora é hora da atitude, porque o papao de não sei, não vi, não ouvi não vai colar de novo...
Mas como você mesmo disse uma vez lá no blog, esse assunto vai ser pauta até o próximo escândalo...
E viva o Pan.....mesmo que os PANacas sejam nós..
E viva a Copa América...
E viva op Cristo Maravilha...
Alegria, alegria...

Camu disse...

Eu me deparo com uma mistura de sensações com relação a isso tudo... é tudo muito ruim, muito sério... e muito urgente que se mude tanta coisa!

sueli halfen ( POA) disse...

Copiado do Diario Gauche:
Preâmbulo às instruções para dar corda ao relógio

Pensa nisto: quando te oferecem um relógio, oferecem-te um pequeno inferno florido, uma prisão de rosas, um calabouço de ar. Não te dão somente o relógio, muitos parabéns, que te dure muitos e bons, é uma ótima marca, suíço com não sei quantos rubis, não te oferecem somente esse pequeno pedreiro que prenderás ao pulso e passeará contigo. Oferecem-te - ignoram-no, é terrível ignorá-lo - um novo bocado frágil e precário de ti mesmo, algo que é teu mas não é o teu corpo, que tens de prender ao teu corpo com uma correia, como um bracinho desesperado pendente do pulso.



Oferecem-te a necessidade de lhe dar corda todos os dias, a obrigação de dar corda para que continue a ser um relógio; oferecem-te a obsessão de ver as horas certas nas vitrines das joalharias, o sinal horário na rádio, o serviço telefonico. Oferecem-te o medo de o perder, de seres roubado, de que caia ao chão e se parta. Oferecem-te uma marca, a convicção de que é uma marca superior às outras, oferecem-te a tentação de comparares o teu com os outros relógios. Não te oferecem um relógio, és tu o oferecido, a ti oferecem para o nascimento do relógio.

Instruções para dar corda ao relógio

Lá bem no fundo está a morte, mas não tenha medo. Segure o relógio com uma mão, com dois dedos na roda da corda, suavemente faça-a rodar. Um outro tempo começa, perdem as árvores as folhas, os barcos voam, como um leque enche-se o tempo de si mesmo, dele brotam o ar, a brisa da terra, a sombra de uma mulher, o perfume do pão.

Quer mais alguma coisa? Aperte-o ao pulso, deixe-o correr em liberdade, imite-o sôfrego. O medo enferruja as rodas, tudo o que se poderia alcançar e foi esquecido vai corroer as velas do relógio, gangrenando o frio sangue dos seus pequenos rubis. E lá bem no fundo está a morte, se não corrermos e chegarmos antes para compreender que já não interessa nada.

Julio Cortázar



Abraços Sueli

sueli halfen ( POA) disse...

eu adoro o tempo!
tempo de tudinho...
eu me sinto programada tipo blad runner...

Já tenho a minha umbrela prá última cena!

detesto o mundo real.Prefiro ser borderlaining....(?)

gosto do teu blog.

abraço