24 agosto 2007

Política de Caras

Ser presidente é cool. É, mais do que fazer política, é uma chance de fazer marketing pessoal. Tudo virou uma grande festa de Caras, tudo é um eterno parecer ser. Todo mundo quer ser famoso e bonito, não basta ser influente ou ter poder.

Esta semana, fotos oficiais do presidente da Rússia sem camisa atravessaram o mundo. Aos 54 anos, Vladimir Putin adora posar de Rambo, e escreveu não leu, tira a camisa e desfila feito gorila em zoológico. O ensaio abriu uma grande discussão na imprensa sobre o físico do presidente, e na internet rapidamente se ironizou que as fotos mais pareciam saídas do filme Brokeback Mountain – a saga de amor proibido entre dois vaqueiros – do que das férias de um mandatário.
Agora, o direitoso presidente francês Nicolas Sarkozy teve as dobrinhas de catupury da barriga estrategicamente apagadas em fotos que posa de homem selvagem, em férias nos EUA. A Paris Mactch simplesmente tascou um photoshop em cima da banha e publicou a imagem que o fanfarrão gostaria de ter.
Quando os comunas apagavam – sem photoshop, à mão, com muita arte e criatividade – os indesejáveis das fotos históricas, por que tinham sido mandados pra Sibéria ou jaziam com uma picareta enterrada na cabeça, as tais democracias e jornais gritavam: “que horror, como alguém ousa manipular a verdade de uma foto?”.

Pois é. Vivemos em tempos pós-modernos em que a forma é formante, como lembra meu guru especialista em tudo, Michel Maffesoli. Parecer ser é tão importante quanto ser. Ou seja: as aparências não enganam, revelam. Porque a vontade de ser o que não se é, diz muito.
Aqui em Pindorama, como a imprensa ama apaixonadamente o Lula, o presidente desfila de sunga pelos jornais sem nenhum retoque. Barrigão, pelos, gordurinha e o escambau tão lá, pra serem vistos, chacotados e criticados. Isso não indica que nosso jornalismo é melhor, apenas mostra de que lado está. E que o Lula se acha tão bom que não tá nem aí pro que vão falar dele. Em época de estrelas, qualquer esforço é válido pra viver a fama.

31 comentários:

Sean Hagen disse...

Folha de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007
Pneuzinhos do presidente são apagados na revista do amigo
DA REDAÇÃO
Os pneuzinhos de Nicolas Sarkozy armaram uma polêmica que une a forma física do presidente francês à sua elevada influência na mídia local.
Depois de Sarkozy passar umas controvertidas férias nos Estados Unidos, na casa de amigos milionários, a revista francesa "L'Express" revelou que fotos publicadas na concorrente "Paris-Match" foram retocadas para reduzir algumas incômodas protuberâncias na cintura do mandatário.
Sarkozy é o primeiro presidente francês que abusa do marketing sem cerimônia. Posa como celebridade e adora aparecer como esportista, fazendo corridas matinais em público.
Por coincidência, a revista que realizou a lipoaspiração fotográfica, a "Paris-Match", pertence a um amigo de Sarkozy, Arnaud Lagardère. Arnaud é enteado da brasileira Betty Lagardère e filho de um dos maiores empresários de mídia no país, falecido em 2003.
A revista não comenta o assunto, mas não há dúvidas sobre os efeitos cirúrgicos do programa informático Photoshop.
Em novembro passado, Alain Genestar, então diretor da revista da "Paris-Match", foi demitido após a publicação de uma capa onde a atual primeira-dama, Cécilia Sarkozy, era vista com o publicitário Richard Attias, seu então amante, com quem morou nos EUA.
O porta-voz da Presidência francesa, David Martinon, negou ontem que tenha existido um pedido para que a foto de Sarkozy fosse retocada. "A única linha sobre a que trabalhamos é a linha política e diplomática. Além disso, manejamos mal o Photoshop", disse.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u318094.shtml

Graziana disse...

lembrei do Collor, cria do marketing...

política é muito mais plástica(imagem) hoje, precisa se adequar aos meios e o político precisa seduzir, já que está inserido na lógica do espetáculo...

e a Manuela também é uma cria do marketing, não sei se fico com medo dela, vamos ver até onde ela vai!

Maroto disse...

hahaha, toda essa volta só pra defender a barriga do Lula!

marcia disse...

imagina só. tem gente que até põe foto de pinto no perfil!!!

Rosamaria disse...

é que o Lula 'se acha'.

BABI SOLER disse...

É por isso que eu amo o nosso presidente.
Ele é transparente...
e eu acredito em papai noel,rs
Bjo.

sueli halfen ( POA) disse...

Eu acho que o Putin tá precisando de um soutien...

bjs su

fernanda disse...

retoque na banha é tudo, pena que não dá pra fazer direto no corpitcho!! sairia feito Putin!!

marcia disse...

tá. vim defender a barriga do Lula. a barba. a falta de dedo. e qualquer outra coisa que não "caia bem" para olhinhos acostumados a exigir perfeição plástica.

o que importa se um presidente é alto, baixo, branco, preto, gordo, magro, careca, cabeludo, barrigudo, narigudo, cadeirante, de olho puxado, etc, etc, etc?

absolutamente nada. ninguém chega à presidência de um país por ser "bonito", nem deveria. e "bonito" é algo bem questionável.

eu quero mais é que o Lula exponha o barrigão, nos seus dias de férias, onde achar melhor. e faça a festa dos fotógrafos babacas de plantão.

o que eu vou criticar, a vida toda, são as idéias e posturas políticas de um presidente. o que ele diz, o que ele faz, que projetos públicos implementa, que concessões políticas faz. este é o terreno que interessa.

o resto só interessa, no campo das imagens, para onde se usa o corpo para vender coisas ou ter prazeres. não é, nem de longe, o caso dos presidentes. Sarkozy, o direitoso da vez, o queridinho da revista Veja (que a Veja agora chama de dono de "idéias enérgicas", ui), pode mostrar o que quiser para enganar quem quiser. vai continuar sendo um presidente comprometido com a direita. photoshopado ou não.

tá. se irritei-se. Lula tem direito a ter barriga. não tem direito a outras coisas, como falta de ética e trair seu passado. mas barriga? por mim, pode.

Suely disse...

taí, vou escrever um artiguinho circunstancial sobre a incompatibilidade dos conteúdos barrigais e mentais para a próxima Compós. Dado que o meu perfil de ponto de interrogação tombado não é raro na academia, é texto aprovado na certa. 8)

sueli halfen ( POA) disse...

Concordo com a Marcia !
Que que interessa se o cara é bonito,barriga de tanquinho?
Me interessa as idéias,os sentimentos ,a coerencia entre fazer,ter e ser.
Mas ,eu,sinceramente gostaria de ter meus 15 min de fama...aliás já tive,pois interrompi a av.Assis Brasil às 17:30 h,por conta de um cara que me bateu e se fez de loco...parei ele e atravessei com meu fuquinha verde a av. mais movimentada da américa latina,naquele tempo,né?

Foi a glória!!!!

Choveu brigadianos (naquela época nem tinha azuizinhos)pois o 11º ficava bem pertinho.

Foi uma glória razoável,pois eu tinha toda razão!
Mas essa gente que anda por aí,quer fama sem merecer.
Esse teu post Sean vai se prestar a várias interpretações...assim que é bão.

bjs su

Claudia Lyra disse...

Bom... ninguém pode acusar o Lula de fazer poses ridículas de homem fortão...

marcia disse...

Suely, tu tem perfil de donzela com espartilho, nem vem. :P

sueli halfen ( POA) disse...

Marcia....é prá SuelY ou eu...Sueli?

responde fazfavor...se quiseres,tá???
abraço su ( SuelI)

sueli halfen ( POA) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcia disse...

Sueliiiiiii, era para a Suelyyyyy mesmo. :D

Sean Hagen disse...

*



GRAZI
mas coisa tá sem limite, né?
esse é o grande problema.



URUBUA
melhor pra ti. barrigudinhos rendem mais carniça, né não?


MARCIA
gente que põe foto de pinto no avatar é uma caso a parte. mas te confesso que se tivesse um, eu botava.



ROSA
lulinha siacha, mas o problema é que nós perdemos ele.



BABI
posso entregrar minha lista de presentes pra vc passar pro papai noel?
diz que posso, vai.



SUELI
que número?



FERNANDA
se isso fosse possível, eu ia ser o mestre do photoshop.



MARCIA
ainda vou te contratar como minha redatora.
tu é muito cara?



SUELY
eu como não emplaco artigo nem em jornalzinho de bairro, tô atrás de parcerias de peso.
entro com o objeto empírico - a barriga - e vc com o talento, pode ser?



SUELI
gente comum como nós até pode querer uma faminha, mas os caras são top no poder.
que fama querem, afinal?



CLÁUDIA
não tem nada mais ridículo do que um cara fazendo pose de fortão. e quanto mais bombado pior. os magrinhos ainda dá pra rir e admirar a coragem.



MARCIA
a Suely é da tchurma da dominatrix?



SUELI
ops.
não entendi esse comentário.
explica melhor que eu sou meio lesado.






*

Maroto disse...

odeio quando o blogger se acha e põe o nome do vivente-neste-mar-de-lágrimas ao invés do fake. Todo esse trabalhão pra criar uma identidade suficientemente cool e quase que vai tudo por água abaixo.

voltando ao assunto, com certeza, Sean, prefiro os mais cheinhos. Carnicinha pouca é coisa de modelo anoréxica

Maroto disse...

ah, sim, e a barriga do Lula continua a mesma, mas a Dona Marisa lá atrás melhorou muito desde o maiô da estrelona vermelha, hein? Ou será que rolou um photoshop?

Luís Galego disse...

ainda quero acreditar que mais vale ser do que parecer e quanto ao aspecto fisico dos politicos estou-me verdadeiramente nas tintas: prefiro uma velhinha, desdentada, que governe com alma, do que um presidente mascarado por assessores de imagem. Quando dermos mais valor às ideias do que ao rimel, talvez tenhamos um mundo melhor.

P.S . aliás se a questão é a imagem comecemos a escolher os presidentes nos concursos miss universo....

maristela disse...

é de imagem que se está falando, não? e de mídia cooptada, de poder valendo pelo poder - ebtão, sinceramente, não vejo diferença entre as sacanagens do retoque dos soviéticos, a mão, e do fotoxópi do sarkô. sem falar nas preibói da vida que deixam qualquer bunda sem um furinho de celulite. e as babacas pagando creme e academia pra ter o traseiro das siris da vida.
bj
maris

sueli halfen ( POA) disse...

Eles querem uma coisa que a gente nem sabe direito,só imagina ! PODER E MAIS PODER ...prá quê?
respondendo ao Sean

Mandar no mundo,no planeta,interferir na vida humana,mineral,vegetal,como DEUSES!e eles não querem um pingo de reconhecimento como qualquer criatura que escreve em blogs...
fotoshop é adereço,não tem importancia .

Eles são o próprio EGO materializado.

A gente deixa...vai levando...vai esquecendo e aí eles atacam.
Que ninguém me diga que não tem sorte,pois tiveram chances e se omitiram.
Vai dar certo? só se a gente deixar...
bjs su meia surtada

Ana disse...

Concordo com a Márcia! Não é a barriga do Lula que decepciona!!

Adoro estes teus posts, Sean! E há de chegar o dia em que a forma não vai fazer a menor diferença!

sueli halfen ( POA) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeca La-Rocca disse...

Ok, o lula não usou photoshop... até pq a barriga tá escondida, dia-a-dia, atrás dos Armani dele.
Mas a cara, esta já foi botocada!
Ah, e ele não usa a selva como cenário, mas imensos outdoors, né?

Lu disse...

É, acho que a intenção era mostrar outra parte do corpo que não a cara de pau dele.
Tô decepcionada.... com ele. Que se dane o corpitio.

marcia disse...

é. não foi bem isso que eu disse, mas tudo bem. :(

Luci Lacey disse...

Oi Sean

Mas o nosso presidente e uma graca.

Misericordia.

Sean Hagen disse...

*




URUBUA
do que vc está falando?
que é vc, nobre carniceira?
te conheço?
:p


dona marisa já ganhou post aqui.
a cara de marta suplicy com cólicas que ela tem é de arrepiar.



LUÍS
as misses de Portugal também liam O Pequeno Principe como as daqui?
queremos presidentes cultos.



MARISTELA
o mundo vai virar uma plheta do photoshop, escreve.
eu quero todos os filtros em mim, please.



SUELI
danadinha, sumiu um post teu!



ANA
confessa: tu acha o barrigão dele sexy!



ZECA
é impressão minha ou tu odeia o lula?
não sei porque fiquei com essa impressão.
:p




LU
de qual dos três garbosos tu tá falando?
as opções são variadas.



MARCIA
ãh?



LUCY
misericória dada.
temos mais é que rir, mesmo.





*

Lu disse...

Balaio de gatos. Portanto, qualquer um!

Ricardo disse...

Hahuahuahahuahuaa
Muito boa essa do Senhor "Brokeback Mountain"!
não há shotophop capaz de salvar o Sarkozy e quanto
ao "nosso" desphotoshopado presidente, tem muita gente
querendo que existisse o comando ctrl+z (o famoso desfazer)
pra votos... Eu já prefiro o Shift + delete pra nem na lixeira
cair.

[]s