18 maio 2009

A pretensão

Quer uma dica de um lugar pra não ir em Porto Alegre? Botequim da Letras. Fuja como o diabo da cruz. Está localizado no coração do Moinhos de Vento, na parte mais arborizada da Félix da Cunha, em um conjunto de casas históricas. O lugar não poderia ser mais charmoso, mas a pretensão do espaço não poderia ser mais irritante. E o atendimento, ah, o atendimento. Uma garota moderninha, óculos de aro grosso, roupa desbeiçada, ar existencialista cansado e cabelo emplastado na cabeça – que pessoas com mais de 25 ou asseadas chamariam de sujo – oferece um atendimento supimpa. Pedimos uma Coca com gelo, um cortado e um panini. Passados quase dez minutos, veio a Coca, com duas minúsculas pedras. Sentimos o drama: se economizam no gelo, como será o resto? Pois é, o resto veio. Ou melhor, não veio. Cinco minutos depois, o reforço no pedido: será que é possível trazer o café, pelo menos? Mais dez minutos e ele veio, quase sendo jogado em nossas cabeças. A moçoila do cabelinho cheiroso mostrou não ter prática nem habilidade pra segurar a bandeja com uma xícara transbordando. Teve que ser ajudada. Quase 40 minutos depois do pedido feito, e com apenas duas mesas além da nossa – tomando apenas chopp e café –, levantei, com o tempo e o saco estourados, e pedi a conta, avisando: suspende o panini. Ao que ouvi da cabelinho bom: “Agora tá pronto”. Respondi: Lamento, mas agora eu não tenho mais tempo. E a sebosinha retrucou: “Então deveria ter avisado antes que tinha pressa”, e jogou o troco na minha mão, com a cabeça virada pro lado. O que esperar de uma mulher que não toma banho, não sabe servir a mesa, não consegue prensar um pão de queijo e ainda é grosseira? Pretensão, tanto quanto o lugar, é óbvio. Gente assim me cansa, lugares assim me desagradam. Por isso a honestidade do bom e velho boteco seduz: nada promete além do que pode dar. E honra a tradição do nome que traz estampado na fachada: boteco.

19 comentários:

Ana disse...

Bah!
Que coisa!

Sabe que eu gosto de alguns botecos que tem aqui em Pelotas?
E o atendimento é sempre muito bom!

Alexandre disse...

Tb detesto esses lugares "moderninhos descolados"!
Caros, pretenciosos, metidos... Parece que estão fazendo um favor em te atender.
Se "a gente" (me inclua fora dessa, como diria a Magda) reclamasse mais...
Longa vida aos botecos!
Abraço

PS.: Não sei bem de pelotas. Mas lá em São Paulo o atendimento, no geral é muito bom tb. Tem uma baita diferença de POA.

Rosamaria disse...

dá uma réiva na gente, né?

Marcia disse...

em porto alegre as pessoas estão acostumadas a serem mal atendidas. demora, ar blasé, comida que chega fria, parece que nada tira o pagante de seu lugar conformado.

proliferam os cafés, o que considero uma boa notícia. mas, se vc chega e pede apenas um café (não vai um chopp?), te olham como se vc fosse de outro mundo ("o mundo dos pobres", bem dito).

total non sense.

Rosamaria disse...

dorei tua visita!
volta sempre.
bjim.

Graziana Fraga dos Santos disse...

já ouvi falar sobre o lugar, mas como fica bem longe da minha casa nunca fui...o que não é longe daqui né? uhueheu

mas o mal atendimento está em todos os lugares! é como se estivem fazendo um super favor em nos atender, como se estivessemos atrapalhando o que a pessoa tem pra fazer, sei lá, não dá pra entender!

Eu adoro aquele café da casa de cultura!é otimo, tranquilo, café é gostoso, atendimento é bom!
outro lugar que eu gosto, mas tem horas que está cheio demais e o atendimento peca, às vezes, é a confeitaria Matheus, no centro tb, vale pelo pão de queijo que é enorme e gostoso!! ueheuhe

beijos

Ederson disse...

recomendo um lanchinho no Tropical, na Salgado Filho com João Pessoa. um botecão, com o melhor xis salada das redondezas.

Pedro Argenti disse...

Porto Alegre é isso. Se não fosse isso, não seria Porto Alegre. E no mais, como anda a vida, professor?

alberige disse...

O Brasil é isso.Se não fosse isso,não seria BRASIL.Aí,fica isso,o direito de não ter direito!

Felipe Martini disse...

Quando eu ganhar na Mega Sena ou comer uma filha do Gerdau eu vou lá.

Dona Fernanda disse...

Tens que ir a Pelotas, hummm na XV de Novembro tem um botequinho muito do tradicional, que serve uns bolinhos de bacalhau muito bons, e o atendimento... é tri jóia! vai lá!

Elis disse...

Concordo com vc e tudo,meu caro!Eu teria feito a mesma coisa!Aqui nos EUA as coisas ja sao ao contrario dai,mas tb me irritam p cacete!A gente chega e eles ja empurram o cardapio na gente e ficam do lado com o cadeninho e caneta prontos p anotar o pedido como se a gente fosse adivinhar o q tem la e/ou mesmo ja soubesse o q vai pedir...q saco!Sem falar q eles mal deixam a gente terminar e ficam perguntando toda hora se podem tirar o prato.Oxe!As vezes eu faco de proposito...peco uma coca diet(suco natural aqui e dificil,ta?) e fico horas e horas somente "degustando".Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.A minha vinganca e maligna!!Hehehehehehe.
Ah,eu adorei o seu blog!

Ferdibrand disse...

Volta e meia eu passo em frente - afinal, esse dito botequim fica a quatro quadras de minha casa -, e dá vontade de um dia entrar, pois a impressão primeira é exatamente essa: o lugar não poderia ser mais charmoso. Mas de nada basta todo o charme do lado de fora se lá dentro ele evapora. Melhor mesmo é não passar da vontade.

Nenhum disse...

Tu não pensou em atender a moça? Tadinha, devia ter problemas de montão. Nessas horas eu fico mó curiosa. O que será que acontece com essas pessoas esquisitas?

Anônimo disse...

Se vieres pras bandas Montenegro apareça na nossa parrillada.
www.penadelsur.com.br
saludos
José Pinto

Rosane Vargas disse...

Já fiquei tentada a entrar várias vezes, ainda bem que não fui. Estou com tolerância zero.
Detesto esta inversão de papéis cada vez mais frequente em Porto Alegre: o cliente é que tem que ficar lisonjeado de ir ao lugar, e não o lugar por receber o cliente. blergh!
Beijo

Salvatore disse...

cara, esse lugar fica no chinelo em relacao a qq lugar aqui de salvador..no C-H-I-N-E-L-O! Aqui sim o serviço eh pessimo!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Carolina disse...

Já gostei mais de ir lá, mas mal atendimento tá cheio aqui na nossa cidadezinha POA, né?


bjos meus